Por Patrícia Cunha
O vereador Xié de Camela, apresentou, durante a sessão desta terça-feira, 11/02, um projeto de Lei que dispõe sobre a aplicação do questionário M-Chat, para triagem e diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas unidades de saúde e creches do Município.
De acordo com o texto do projeto, o questionário M-Chat (Modified Checklist for Autism in Toddlers), reconhecido pela Sociedade Brasileira de Pediatria, deverá ser aplicado no âmbito do Município, às crianças com a faixa etária entre 16 a 30 meses de idade, durante a primeira consulta médica da criança, no ato de matrícula, ou sempre que necessário.
Com as informações do questionário é possível identificar a necessidade de direcionamento da criança a um atendimento especializado. O projeto também estipula que o Município do Ipojuca deverá promover a capacitação de seus servidores para que apliquem a escala M-CHAT.
De acordo com o vereador Xié de Camela, autor do projeto, “no município de Ipojuca, são muitas mães com problemas de acesso ao diagnóstico de seus filhos. Muitas delas têm me procurado, relatando as dificuldades de acesso a um neuropediatra. A aplicação do M-CHAT deve facilitar esse acesso ao diagnóstico”, destacou o vereador.
As intervenções precoces são muito importantes para potencializar o crescimento infantil de maneira típica. O diagnóstico tardio (após os 3 anos de idade), por sua vez, está diretamente ligado a uma maior dificuldade de adaptação e desenvolvimento por parte da criança.
Deixe um comentário