As Escolas de Ipojuca terão Ficha de Integração do Aluno Autista

Por Patrícia Cunha

Projeto de Lei que institui Ficha de Integração do Aluno Autista nas escolas da rede pública e privada de Ipojuca foi aprovado na Câmara dos vereadores, na sessão plenária de terça-feira (25). O projeto é de autoria do vereador Professor Luiz Flávio e foi aprovado por unânimidade dos presentes.

A ficha visa à melhor adaptação e inclusão dos estudante com Transtorno do Espectro Autista, afim de garantir um atendimento personalizado e humanizado. Pois, muitas crianças autistas enfrentam dificuldade na adaptação escolar devido à falta de conhecimento de suas sensibilidades e métodos de aprendizagem.

“Como professor conheço de perto as dificuldades que os alunos com autismo enfrentam diariamente e as barreiras que mutas escolas ainda encontram para desenvolver uma educação verdaderieamente inclusiva”, declarou o vereador Prof. Luiz Flávio

A Ficha de Integração do Aluno Autista consiste em um documento elaborado pela escola em que os pais ou responsáveis fazem o preenchimento de acordo com a necessidade da criança ou do adolescente matriculados, com suporte de profissionais especializados e contendo informações essenciais sobre o estudante, tais como:

I – Nome completo, idade e série escolar;
lI – Preferências. interesses e habilidades;
III – Sensibilidades sensoriais (auditivas, táteis, visuais, gustativas e olfativas);
IV – Estratégias de comunicação e formas de interdição mais eficazes;
V – Necessidades específicas de apoio pedagógico e emocional;
VI – Métodos e técnicas que facilitam o aprendizado do aluno;
VII – Eventuais restrições alimentares e médicas;

VIII – Outras infom1ações relevantes para o desenvolvimento e bem-estar do a aluno.

De acordo com o PL, as escolas deverão disponibilizar suporte profissional adequado para preenchimento e revisão da Ficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *