Relatório de prestação de contas da Saúde é apresentado na Câmara

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou, na manhã desta terça-feira, 14/05, o relatório referente ao 3º quadrimestre do ano de 2023. Apresentação ocorreu no plenário da Câmara e contou com a presença de equipe da Secretaria de Saúde, liderada pela secretária, Manucia Medeiros, vereadores e a população em geral.

A exposição dos relatórios de prestação de contas ocorrem em cumprimento à Lei Complementar Nº 141/2012, através de audiência pública. A audiência pública é uma das formas de participação, controle social e transparência.

Ela permite a mobilização da comunidade a respeito de um determinado assunto, ao mesmo tempo em que proporciona à população a oportunidade de expor seus anseios e questionamentos.

De acordo com o relatório apresentado, a Prefeitura de Ipojuca investiu cerca de R$ 275 milhões em Saúde no ano de 2023. Ainda segundo o relatório, a Secretaria de Saúde de Ipojuca teve 58% das metas atingidas; outros 29% das metas foram iniciadas e 13% das metas não foram iniciadas.

A representante das mães de crianças autistas, Ana Paula, fez um questionamento sobre os gastos com pessoas com deficiência:

“Não temos terapeutas no município, só temos um neuropediatra e temos dificuldade de médicos nos postos. Não tem fonoaudiólogo, terapia ocupacional, não tem neuropediatra. É preciso explicar os gastos destinados a PCDs (em 2023). Queremos saber quando será a reunião marcada com a Secretaria de Saúde. Estamos aqui brigando pelos direitos dos nossos filhos”.

Polyanna Ribeiro, diretora de Planejamento da Saúde do Município, explicou que para ter acesso ao valor exato dos gastos com PCDs em 2023, é necessário que a Câmara faça um requerimento formal dos dados.

Uma nova data foi agendada para a reunião com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Social, vereadores e as mães das crianças com autismo. O encontro ficou marcado para o dia 20/05, às 10h, na Secretaria de Saúde.

Assista a audiência

Texto: Patrícia Cunha