Mesa Diretora da Câmara do ipojuca (Biênio 2019/2020) completa 100 dias. Veja o que já foi feito nesse período.

Empossada em 2 de janeiro, para o biênio 2019-2020, a atual Mesa Diretora da Câmara Municipal do Ipojuca – composta pelos vereadores Alberico da Cobal (Presidente), Gilmar Costa (Vice-presidente), Pastor Rildo (1º Vice-Presidente) Washington Antonio (1º Secretário) e Irmão Genival (2º secretário) – completou 100 dias, sexta-feira, 12 de abril. Ao dar início aos trabalhos, a atual gestão buscou levantar necessidades, metas e objetivos, instituindo, assim, um amplo documento capaz de dar conta de orientar as ações da Casa no biênio 2019/2020: o Planejamento Estratégico. Ações nas áreas de Comunicação, Transparência, Cidadania e Gestão Participativa, Legislação e Gestão Administrativa são os pilares que compõem o documento. Nesse contexto, nestes 100 dias, a Câmara Municipal do Ipojuca já aprovou projetos de extrema relevância nas diversas áreas. Dentre eles, destacam-se: Projeto de Lei n° 10/2019, que concede reajuste ao servidores efetivos da Câmara Municipal do Ipojuca (Os servidores não tinham salários reajustados há dois anos) , Projeto de Lei Nº 004/2019 de iniciativa do Poder Executivo Municipal que cria o Conselho Municipal de Política Cultural de Ipojuca – CMPCI, revoga a Lei Municipal Nº 1.323, de 19 de julho de 2002, a Lei Nº 1.754, de 26 de junho de 2014 e a Lei Nº 1.879, de 20 de julho de 2018, e dá outras providências, Projeto de Lei Nº 008/2018 de iniciativa do Poder Executivo Municipal – Dispõe sobre o valor do Salário Mínimo dos Servidores do Município do Ipojuca, e dá outras providências.
“Como marca do trabalho dessa presidência, estamos buscando pautar e dar celeridade aos projetos que tenham impacto real para a sociedade Ipojucana. Matérias como: os Projetos de Leis Nºs 004/2019, 025/2019 e 026/2019, estão na ordem do dia dessa Casa legislativa, e os números comprovam nosso trabalho em plenário. E não vamos parar por aí. Já identificamos várias matérias que estavam de alguma forma paradas e que serão elencadas com os mesmos critérios de relevância”, adiantou o presidente Albérico. Houve, também, a realização de importantes fóruns e palestras sobre a Mulher, fortalecendo ainda mais a ideia de que a mulher, cada vez mais, pode e deve exercer o papel que quiser, bem como discussões, em reuniões sobre temas importantes como a implantação de uma CTR em Ipojuca. "Nestes 100 primeiros dias da nova Mesa Diretora, destaco: a criação de comissões especiais para analisar questões importantes como: A regulamentação dos bugueiros e a manutenção do embargo da obra do aterro sanitário/ecopesa.", ressaltou o vereador Gilmar Costa, Já o Pastor Rildo (1º Vice-Presidente), citou a felicidade de fazer parte desta Mesa Diretora e contribuir para o desenvolvimento da cidade; enquanto o Washington Antonio (1º Secretário), ressaltou que embora haja momentos difíceis, a atual gestão do Legislativo está no caminho certo.
Ainda dentro das prerrogativas de transparência e acesso à informação, a gestão 2019/2020 já autorizou a abertura de Processo Licitatório para contratar uma plataforma digital onde estará disponível à população consulta dos trabalhos desenvolvidos pelo Legislativo, permitindo pesquisa ao banco de dados onde constarão as normas, atos oficiais, Regimento Interno, Resoluções e Decretos Legislativos. Esta e outras ações farão parte dos próximos meses na Câmara Municipal de Ipojuca. “Não há dúvida, da minha parte como presidente, dar maior utilização dos meios tecnológicos para aumentar transparência, celeridade, economicidade processual, além da implantação da assinatura eletrônica do presidente, demais vereadores e servidores do departamento Legislativo, bem como a diminuição do uso de papel e demais práticas de sustentabilidade no dia a dia da Casa”, projetou Alberico. Números 100 dias Mesa Diretora 2019/2020  21 Indicações  51 Requerimentos  07 Moções  25 Projetos de Lei Ordinária  02 Projetos de Resolução  13 Projetos de Lei enviados para sanção do Executivo  02 Emenda à Lei Orgânica enviada para sanção do Executivo  12 Sessões Ordinárias