Comunicado da Câmara de vereadores de Ipojuca ao povo Ipojucano

A câmara vem a público fazer alguns esclarecimentos acerca da pandemia do novo Coronavírus e sobre as medidas adotadas pelo poder legislativo municipal de combate ao vírus no município de Ipojuca.
Em reposta ao vídeo que está sendo veiculado nas redes sociais da Prefeitura de Ipojuca, no qual, durante nove minutos, a Prefeita Célia Sales, afirma que não está ali como Prefeita e sim como mãe, dona de casa e avó. – Ela precisa se posicionar como Prefeita, sim – de um Munícipio de quase cem mil habitantes, que nesse momento, clama por respostas e ações propositivas diante da crise que avança sobre a população.
A Prefeita em sua fala, afirma que o município não possui nenhum caso de contaminação de pessoas por Coronavírus. Mas a Câmara pergunta: o município dispõe de equipamentos de testes, para ela fazer esse tipo de afirmação? Se existe, onde estão sendo feitos e quantos testes o município tem disponível? Quantas pessoas já foram testadas?
A Prefeita, não deixou claro qual será o plano do município quando, no mês de abril, a população atingir o pico de contaminação, previsto pelo Ministério da Saúde.
Em nove minutos de vídeo, ela não disse quantos aparelhos de respiração o município dispõe para atender os casos mais graves, nem mencionou em nenhum momento, a quantidade de leitos e profissionais de saúde que o município pode colocar à disposição da população de Ipojuca, durante o período mais crítico.
A Prefeita se contradiz, quando afirma não está fazendo política, mas repassa para a Câmara Municipal a reponsabilidade pelas suas futuras ações – que não estão claras. Ela pede a devolução de um valor de mais de quatro milhões, para ajudar no combate ao Coronavírus no município, mas não menciona quanto a prefeitura vem economizando com os serviços que foram suspensos com a paralização de alguns setores, nem qual será o valor mensal arrecadado com a redução dos salários dela e dos secretários municipais.
A Câmara Municipal de Ipojuca afirma que desde do agravamento da crise tem tomado medidas emergenciais e cobrado da Prefeitura um posicionamento mais efetivo, quanto as ações para o município.
A Câmara de Ipojuca repassará os valores que forem necessários para ações de combate ao novo Coronavírus. Mas fará isso de forma responsável com o dinheiro público, através da criação de um fundo municipal de combate a pandemia. Os recursos serão depositados obrigatoriamente, em uma conta corrente especifica a ser aberta e mantida em instituição financeira oficial, que o poder público municipal deverá prestar contas dos gastos à população.
A Câmara Municipal, propõem que medidas sejam tomadas em caráter de urgência, como a criação de hospital de campanha para atendimentos dos casos menos graves de contaminação. A Câmara poderá, junto com a Prefeitura, viabilizar a montagem e o aparelhamento dessa estrutura, desde que a prefeitura, apresente uma proposta que possa mobilizar suas equipes para verificar a viabilidade desse projeto. Também na ajuda da contratação imediata de profissionais de saúde, aquisição de testes para detectar a infecção pelo vírus, aquisição de aparelhos de respiração, além equipamentos de segurança, como mascaras, álcool 70° e produtos de higiene.
A Câmara Municipal nesse momento tão difícil, precisa e quer, trabalhar junto a Prefeitura, zelando pela saúde e qualidade de vida da população de Ipojuca. Mas, a Câmara Municipal nunca fugirá do seu papel de fiscalizar e cobrar incansavelmente as ações da Prefeitura.
Vamos em frente Ipojucanos, isso tudo vai passar, com colaboração, fé e a crença de que dias melhores estão por vir.
Cordialmente,
Alberico de Souza Lopes