Secretária de Saúde do Ipojuca apresenta aos vereadores dados da campanha de vacinação contra a covid-19

A secretária de saúde do Ipojuca, Manúncia Medeiros, apresentou na última terça-feira (16), durante reunião com os vereadores realizada pela internet, os dados do plano municipal de vacinação contra a covid-19. A solicitação para que fosse realizada a conferência de prestação de contas aos parlamentares ipojucanos partiu da Câmara, que aprovou a solicitação do convite na última sessão extraordinária.

A gestora da pasta da saúde afirmou que Ipojuca já vacinou todos os idosos com mais de 85 anos e iniciou a imunização na população com faixa etária entre 80 à 84 anos e 75 à 79. Até o momento, o município recebeu 4.814 doses das vacinas coronavac e astrazeneca, sendo aplicadas 3.221 doses em trabalhadores da saúde e idosos.

Também participaram da reunião, representando a Prefeitura, a gerente de assistência farmacêutica do município, Jacyane Rodrigues de Melo e a gerente de Atenção Básica, Gilcele Marília Silva. Os vereadores, por sugestão do presidente da casa, Deoclécio Lira (PSD), solicitaram que fosse enviada à casa legislativa a relação completa de todas as pessoas imunizadas até o momento, com a finalidade de dar maior transparência ao processo de vacinação da população ipojucana.

FALTA DE MEDICAMENTOS

Os vereadores também relataram a falta de medicamentos nas unidades de saúde do município, em especial, os de uso controlado e a insulina, utilizada para o tratamento de pacientes diabéticos. A representante da Prefeitura, Jacyane Rodrigues de Melo informou que algumas das medicações em falta não são de responsabilidade do município, mas que o abastecimento na rede municipal seria normalizado em breve.

FALTA DE MATERIAL

O vereador Danda Positivo (PSB) alertou a secretária de saúde que tem recebido denuncias de que funcionários do hospital de Campanha, instalado no Carozita Brito em Nossa Senhora do Ó estão trabalhando sem equipamentos de proteção individual (EPI) pelo fato de não terem recebido. A gestora afirmou que não existe falta do material e que irá apurar se ocorreu alguma situação pontual na unidade de saúde.

Doses aplicadas por grupo prioritário

Trabalhadores da saúde – 1ª dose – 1.589

Trabalhadores da saúde – 2ª dose – 759