Câmara aprova voto de repúdio contra a Compesa

Em reunião ordinária realizada nesta terça-feira (11), a Câmara de Ipojuca aprovou voto de repúdio contra a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A sugestão foi feita pelo presidente da casa legislativa, vereador Deoclécio Lira (PSD), que apontou entre os principais problemas a interrupção constante do abastecimento em diversos distritos do município, a exemplo da falta d’água nas Vilas do Estaleiro e Califórnia há mais de 17 dias.

Durante o seu pronunciamento, Deoclécio destacou que o problema não é de hoje, e que a Companhia não tem feito o suficiente para melhorar a prestação do serviço. Durante sua fala, ele recebeu apoio de outros parlamentares, entre eles, Paulinho Nascimento (PP), que endossou as críticas aos serviços prestados pela companhia à população ipojucana. A solicitação foi aprovada pelos sete vereadores presentes na sessão.

Voto de repúdio é uma proposição legislativa para criticar algum ato ou omissão em todas as esferas, manifestando o posicionamento da Câmara Municipal em relação a algum tema. A Compesa é uma companhia controlada pelo Governo de Pernambuco.

O documento será enviado para a presidente da Companhia, Manuela Marinho, com cópia para a diretoria regional do órgão, Governo de Pernambuco e Prefeitura do Ipojuca.

Municipalização do abastecimento em Ipojuca

Na ocasião, o presidente da Câmara, Deoclécio Lira, também destacou a importância de se debater a municipalização do abastecimento da água em Ipojuca. “Mais de duas mil cidades no Brasil já municipalizaram seu abastecimento e por isso, precisamos discutir aqui também, claro, não só o abastecimento de forma isolada, mas também a questão do resíduo sólido e o saneamento básico”, concluiu Deoclécio, citando dados do Sistema Nacional sobre Saneamento.

Um comentário