Em regime de urgência, vereadores aprovam criação de cargos para ACEs

O projeto de Lei que cria cargos de Agente de Combate de Endemias foi aprovado na sessão plenária desta terça-feira, 03/10. Ao todo, 40 vagas de provimento efetivo foram criadas. A criação dos cargos viabiliza a continuidade na convocação dos aprovados no último concurso, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

O vencimento inicial líquido, com as vantagens, é de R$ 3.056,76. De acordo com o texto do projeto, a atuação dos Agentes de Combate às Endemias é de suma importância para a vigilância epidemiológica e ambiental, cuja execução de atividades de grande complexidade envolve planejamento, supervisão, coordenação e execução de trabalhos relacionados com os processos do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde.

Sob aplausos, o projeto foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes e com dispensa de interstício, ou seja, em uma única votação, ao invés de duas, como é o rito habitual no Poder Legislativo.

Já o projeto que dispunha sobre o piso da enfermagem foi retirado de pauta, a pedido de representantes da categoria presentes na sessão e do vereador Paulo Nascimento. De acordo com o vereador, da forma como chegou à Câmara, o projeto não garante aumento aos enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras e deve ser revisado pelos parlamentares.

Na mesma sessão, os vereadores também aprovaram as resoluções que concedem títulos de cidadão ipojucano ao senhor Anderson Acyole e ao senhor Geraldo Cavalcanti de Deus, ambas as resoluções são de autoria do vereador Irmão Ricardo.

Texto: Patrícia Cunha