Audiência Pública na Câmara de Ipojuca tratou da emissão de gases pela Refinaria Abreu e Lima

Na manhã desta terça-feira (24), a Câmara de Vereadores do Ipojuca promoveu uma audiência pública para discutir a emissão de gases pela Refinaria Abreu e Lima. Além dos parlamentares da Casa, estiveram presentes a promotora de Justiça de Ipojuca, Renata Landim; Marcos Lira, procurador-geral do município do Ipojuca; Erivelto Lacerda de Araújo, secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano de Ipojuca; Luiz Fernando Lauria, gerente da Refinaria Abreu e Lima; Danielle Cássia, gerente de controle ambiental de Suape; Rogério Soares, coordenador geral do SINDIPETRO/PE, dentre outras autoridades.

De acordo com o presidente da Câmara, Deoclécio Lira, “a população está sofrendo com os gases emitidos. Os médicos e a Secretaria de Saúde do município atestam que existem problemas na atmosfera. Estamos aqui, hoje, para ouvir as partes e com o único objetivo de mitigar os transtornos sofridos pelo povo de Ipojuca”, destacou.

Já o secretário de Meio Ambiente do Ipojuca, Erivelto Lacerda, afirmou que a Secretaria de Meio Ambiente do município recebe muitas denúncias a respeito do odor de gases da Refinaria.

De acordo com o representante da Petrobras, Luiz Fernando Lauria, “a empresa entende que existe uma demanda popular que precisa ser investigada e quer manter um canal de diálogo aberto com a população”. A Petrobras afirma ainda que os gases emitidos estão nos níveis permitidos por Lei.

Hoje, existe um processo judicial para apurar o caso. Há, inclusive, previsão de perícia através de exame de sangue nas possíveis vítimas.

Ao final da audiência, o SINDIPETRO, sugeriu que, além dos exames de sangue, sejam executadas medições individuais dos gases nas casas situadas no entorno da Refinaria. Além disso, solicitou que a Refinaria utilize um tipo de petróleo com níveis mais baixos de enxofre.

Também foi sugerida a aceleração para conclusão das obras da Refinaria, já que, quando a obra estiver concluída, esses gases deverão ser aproveitados ao invés de serem dispersos no meio ambiente. O cronograma final da obra é dezembro de 2024.

Assista na íntegra

Confira as imagens

Texto: Patrícia Cunha

Fotos: Edvan Luiz