Câmara aprova projeto que concede título de cidadão ipojucano ao empreendedor social Michel Peneveyre

O Projeto de Resolução que concede o título de cidadão ipojucano ao empreendedor social Michel Peneveyre foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal durante a sessão ordinária realizada nessa terça-feira (1º de agosto).

A propositura é de autoria do vereador Washington Antônio, como forma de homenagear e reconhecer o trabalho de Michel, que é presidente da Associação Rodas da Liberdade, e atua há mais de 20 anos na praia de Porto de Galinhas, no município do Ipojuca, ajudando pessoas com deficiência através de Tecnologia Assistiva, além de promover vários, projetos e atividades culturas, esportivas e artísticas voltadas à acessibilidade e integração social.

Perfil

Michel Eric Peneveyre nasceu na Suíça em 13 de Março de 1966. Formou-se como desenhista topógrafo e também se revelou como jogador de futebol aonde jogou durante mais de 10 anos no Lausanne-Sports. Durante uma viagem à Tailândia em 1990, Michel sofreu um acidente de mergulho e se tornou tetraplégico. Apaixonado por viagens e esportes, Michel viaja para o Brasil. Vendo as condições precárias das pessoas com deficiência, ele criou, junto com amigos, a Associação Rodas da Liberdade em 1995, compartilhando assim a sua experiência de forma voluntária para ajudar essas pessoas a transformar a deficiência em potencial. A Associação, que tem sede em Porto de Galinhas onde ele reside há anos, patrocina ajuda as pessoas com deficiência através de Tecnologia Assistiva, concedendo diversos tipos de materiais ortopédicos como cadeiras de rodas, próteses entre outros; a mais de orientações sociais e terapias favorecendo o desenvolvimento de uma vida ativa e autônoma.

Ele é casado e adotou dois filhos. Possui visto permanente no Brasil. De 1993 a 2010 ele foi membro fundador e organizador do Natal das crianças de Porto de Galinhas. Também em Porto, desde 2000 ele se tornou instrutor em Meditação e realizador do Reiki solidário no Espaço do Coração Sagrado. Desde 2010, Michel é presidente do Centro Comunitário de Educação Gabriela Feliz na Vila Felicidade em Recife, e desde 2013 ele coordena o projeto Projeto Praia Sem Barreiras de Porto de Galinhas.

Texto: Raíza Muniz