Centro de Apoio ao Cidadão é inaugurado

A Câmara Municipal do Ipojuca inaugurou na manhã desta quarta-feira (09) o Centro de Apoio ao Cidadão (CAC). O espaço, localizado na Avenida Francisco Alves de Souza, centro do município, facilitará o acesso dos ipojucanos à carteira de identidade.

De acordo com o gestor de contratos do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), Márcio Carvalho, o equipamento, com três pontos de confecção do Registro Geral, terá tempo reduzido para entrega do documento, com prazo estimado de uma semana. Ele também informou que a Câmara de Ipojuca é a única Casa Legislativa da Região Metropolitana a firmar parceria com o IITB com a finalidade da emissão da identidade.

O vereador e presidente da Câmara, Deoclécio Lira, ressaltou que o legislativo atua de forma prioritária para as pessoas que mais necessitam da atuação do poder público. “Ipojuca tem uma população aproximada de 100 mil habitantes e o que tínhamos era apenas um ou dois pontos de confecção da Prefeitura, muitas vezes, levando o cidadão mais de 60 dias para obter o documento. Resolvemos então criar o CAC, instalando três pontos de confecção de identidade com capacidade diária para realizar mais de 150 atendimentos”, ressaltou.

Também prestigiaram a solenidade de inauguração os vereadores Danda Positivo, Washington Antônio, Paulinho Nascimento e Adilma Lacerda, além do gerente de unidade do IITB, Álvaro César, dentre outras autoridades.

Como funciona

Para tirar a carteira de identidade, a população deverá comparecer à sede do Orelhão Digital, criado através de uma parceria entre a Câmara e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O equipamento atende de segunda à sexta, das 8h às 14h e está localizado na Rua Hilda da Costa Monteiro, centro de Ipojuca, em frente ao Conselho Tutelar.

Agendamento efetuado, é só comparecer ao Centro de Apoio ao Cidadão (CAC) de Ipojuca também de 8h às 14h. A unidade fica na Avenida Francisco Alves de Souza, 278, centro. Lá, será coletada as digitais, tirada a fotografia da identidade e confirmada a solicitação do registro geral.

Texto: Márcio Santana
Fotos: Edvan Luiz