Aumento dos professores é aprovado na Câmara

Durante a 4ª sessão do 3º período legislativo, ocorrida nesta terça-feira (15/08), os vereadores aprovaram o aumentos dos professores e de outros servidores do município, no percentual de 6%. Na última sessão ocorrida na terça-feira (08/08), o vereador Paulo Nascimento realizou uma emenda subindo o percentual para 14,95%, a fim de possibilitar a implementação do piso nacional dos professores, mas a emenda não foi aprovada pelo plenário da Câmara.

Em sua fala, o vereador e presidente da Câmara, Deoclécio Lira, lamentou o percentual de aumento concedido pela Prefeitura: “Nunca, na história do município de Ipojuca, foi-se estabelecido o piso nacional dos professores e o mesmo não foi respeitado pelo município. É a primeira vez que isso acontece. É com muita tristeza que falo disso hoje e também da falta de implementação do piso da enfermagem”, ressaltou.

O vereador também comentou a recomendação do Ministério Público em relação a melhorias na Educação: “são recomendações na área de educação inclusiva e educação integral. O município tem até 30 dias para responder a recomendação”.

O vereador Flávio do Cartório salientou os feitos da gestão em relação à Educação: “É preciso reconhecer os feitos da gestão Célia Sales. A prefeita já concedeu mais de 80% de aumento aos professores. Tínhamos apenas uma creche, hoje, temos nove. Tínhamos apenas uma Escola de Tempo Integral, hoje temos cinco”.

Já o vereador Paulo Nascimento voltou a questionar os valores praticados no 5º Festival do Livro de Ipojuca: “Peço a informação de quantos vouchers de R$ 300,00 e R$ 500,00 foram distribuídos. E de quanto foi gasto no Festival. Desconfio de concorrência desleal e de lavagem de dinheiro, uma vez que os vouchers da Prefeitura só podiam ser gastos no Festival da própria Prefeitura”.

Texto: Patrícia Cunha