Vereadores recebem mães de crianças autistas

O vereador e presidente da Câmara Deoclécio Lira, a vereadora Adilma e os vereadores Flávio do Cartório, Danda Positivo, Gilmar Costa, Irmão Ricardo, Neto Gordo, Professor Eduardo e Paulo Nascimento receberam mães de crianças com transtorno do espectro autista (TEA), na Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (04/03).

Durante a reunião, os vereadores ouviram os pleitos das genitoras. De acordo com as representantes das crianças, o município não oferece políticas públicas de qualidade para as crianças do espectro autista.

Segundo as mães, faltam professores especializados, materiais adaptados e cuidadores. A inclusão não é realizada. As mães das crianças com TEA protestaram pela falta de neuropediatras, equipe multidisciplinar, medicamentos, dentre outros.

Segundo Ana Paula Pereira, representante das mães de crianças com TEA: “Hoje, ainda temos crianças que estão sem frequentar a escola porque o município não tem professores especializados para acompanha-las. Muitas crianças estão na fila de espera para terapias há mais de quatro anos.

Uma criança com autismo depende de terapias para viver em sociedade e quanto mais o tempo passa, mais nossas crianças regridem”.

Diante dessa situação, os secretários de Saúde e de Educação do município foram convocados pelos vereadores para prestarem esclarecimentos à população. A audiência foi marcada para o dia 19 de março. Toda a população poderá participar.

Texto: Patrícia Cunha