Em votação polêmica, plenário da Câmara possibilita empréstimo de R$ 100 milhões para a Prefeitura do Ipojuca

Na tarde desta terça-feira (26), foi aprovado recurso que possibilita a tramitação do projeto, cujo objetivo é que a Prefeitura de Ipojuca possa contrair um empréstimo de R$ 100 milhões. A operação deve ser realizada junto à Caixa Econômica Federal, por meio do Finisa. Em 2020, a Prefeitura já havia contratado um empréstimo de R$ 90 milhões. O orçamento do município de Ipojuca previsto para o ano de 2024 é de mais de R$ 1,5 bilhões.

Dezenas de populares compareceram à sessão que ocorreu de forma conturbada. De acordo com Rogério Vasconcelos, representante do Movimento Turismo Legal, “não acreditamos que esse dinheiro vai ser usado em prol da população. Estamos em ano político e sabemos bem como esse dinheiro vai ser usado”.

Já Philipe Melo, morador da comunidade de Salinas em Porto de Galinhas, “todo o esgoto é direcionado para nossos manguezais e para frente das casas. Como o município vai pegar um empréstimo de R$ 100 milhões para calçar ruas se não temos esgotamento sanitário? Isso é como construir uma casa de cima para baixo. É mau uso do dinheiro público”.

“O povo precisa. Peço aos vereadores presentes que aprovem esse empréstimo. Ruas foram asfaltadas na Rurópolis com o primeiro empréstimo”, ressaltou um morador do Centro de Ipojuca.

Dos 13 vereadores presentes, três votaram contra e dez votaram a favor do recurso. Com a aprovação do recurso, o projeto para contratação do empréstimo deve seguir para tramitação na Câmara dos Vereadores nos próximos dias.

Confira a sessão

Texto: Patrícia Cunha